i

GIG/SBGL - Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeao

E-mail

Star Alliance

VARIG

Air Canada

Air New Zealand

All Nippon

Asiana

Austrian

BMI

LOT Polish

Lufthansa

SAS

Singapore

South African

Spanair

Swiss

TAP Portugal

Thai

United Airlines

US Airways

Adria Airways

Blue1

Croatia Airlines

Arquivos no
rodapé da página!

 


Tuesday, June 21, 2005

O PAVIO TAVA CURTO
(... e alguém ainda vem acender ...)

Desde fevereiro, a Sala VIP conta com um novo funcionário (aliás, estagiário). Rapaz tranqüilo, apaixonado pela empresa. Certo dia, há algumas semanas, está lá cumprindo seu ofício na VIP Doméstica quando entra um cliente ao celular. Numa mão, um reluzente Cartão Diamante do Smiles, junto a um cartão de embarque da TAM. Educadamente, o rapaz pede licença e explica que, de acordo com procedimentos do Smiles e da Star Alliance, os clientes Ouro e Diamante em vôos compartilhados só podem acessar a sala viajando na cota da VARIG ou em empresas da aliança. Segue o educadíssimo diálogo (com o ensaiadíssimo discurso do nosso agente...), com o cliente ainda com o telefone no ouvido:

Cliente: Porra!!!! Eu sou cartão diamante, caralho!!!!
Agente: Perfeitamente, senhor. Entendo sua frustração, mas, como lhe expliquei, é um procedimento que adotado e que está em vigor desde abril... só peço, por favor, que o senhor modere o seu vocabulário. Temos crianças aqui na sala.
Cliente: Pu-ta-que-pa-riu! Então você tá me expulsando e ainda por cima me censurando!? É isso!?
Agente: Jamais, senhor... somente deixando a situação explicada pro senhor. Modere o vocabulário, por favor.
Cliente: [falando no telefone] Peraí... tem um desgraçado aqui que não quer deixar eu entrar na sala VIP!!! Por isso que essa porra vai falir!!!
Agente: [e a paciência, cadê?] Por favor, senhor. Toma aqui o seu cartão, pode guardar. Em primeiro lugar, não tem nenhum desgraçado aqui. Em segundo lugar, não vai falir nada!
Cliente: Hahahahaha!!!! Que petuância! Vai falir sim porque eu conheço o presidente e roguei praga!!!
Agente: Ok, tudo bem. Mas não vai falir.
Cliente: E essa porra de cartão diamante não serve de nada! Vou quebrar essa merda e jogar na sua cara!!!
Agente: Bom, o cartão é seu e você pode quebrar sim. Mas se jogar na minha cara, eu te processo por agressão e quem vai falir vai ser o senhor! Aliás, eu me recuso a continuar te atendendo. E aqui você não vai ficar. Você pode esperar sentado, de preferência lá em cima no sagüão, porque não vai falir.
Cliente: Hahahahaha!!!! Vamos ver então...
Agente: Então vejamos... [com o rádio na mão] SEGURANÇA VARIG NA ESCUTA DA SALA VIP?
Cliente: Covarde! Você é muito engraçadinho! Muito engraçadinho!
Agente: Muito gentil. Minha mãe também acha. Boa noite, ok?!

Respaldado pelo testemunho de diversos outros clientes presentes na sala, nosso agente escreveu seu relato diário à gerência, contando o caso e assumindo a discussão ríspida com o passageiro. Bronca? Não..... só uma advertência verbal para que se evite esse tipo de coisa. Na verdade, nenhum gerente achou bonito, até porque este senhor muito provavelmente tenha mesmo quebrado o cartão dele e nunca mais viaje conosco, mas o ato foi classificado pela gerência como "legítima defesa". Fica também o alerta de que os clientes brasileiros estão muito mal-acostumados ao tratamento sublime que as empresas lhes dispensa. Vôo atrasa 40 minutos, lá está a VARIG pra dar refeição pra um MD-11 inteiro. Vôo chega 1 hora atrasado e passageiro perde conexão, lá está a VARIG pra dar hotel e táxi pra todo mundo. Passageiro tá chateado porque a reserva dele era pro assento 5C e ele tá na 5J, lá está a VARIG pra dar um upgrade "cala-a-boca"... Passageiro brasileiro tá muito mal-acostumado a humilhar comissários de bordo das empresas nacionais, como se estes fossem seus escravos. Sugiro que façam isso a bordo de um American, United, Lufthansa, British, AirCanada... todas essas, se não sabem, tem um capítulo especial no seu treinamento que diz expressamente: "COMO TRATAR BRASILEIROS". Pra eles, somos um povinho mal-educado, subdesenvolvido, verdadeiros vermes e nos achamos verdadeiros reis. Experimentem... às vezes eu acho que eles tem um fundo de razão.


Sala VIP... entre e comente! Comentarios:
Despachado por Ruben Martin Berta às 00:49


Checklist

Dois aeroviários
dedicados e apaixonados por seus trabalhos.
Ruben Martin Berta e
Lima-Alpha-Papa-Alpha.
Apresentando
diretamente do
Aeroporto do Galeão
algumas das histórias não-convencionais do dia a dia da melhor companhia aérea do mundo: VARIG

Reservas

4003.7000

Powered by


Porao da Aeronave

© 1983-2005 powered by VRM Ltda.